Curiosidades Vanessa Seliuginas

#TBT, #FBF, #FF entre outras…O que essas hashtags significam?

Com a popularização das redes sociais (Facebook, Twitter, Tumblr e Instagram), muitas expressões e rotinas destes sites acabaram sendo incorporadas naturalmente ao cotidiano de milhões de pessoas. Uma destas práticas que se tornou comum é a do uso das hashtags (#), servindo com uma ferramenta para facilitar buscas e unir pessoas que estão falando do mesmo assunto. Essa linguagem própria que muitos usuários praticam aparecem tanto como hashtag quanto como formato escrito, e todos eles estão sujeitos à interpretação do usuário em particular, desde que ele não leve tão ao “pé da letra”.

Você está cansado de acessar as redes sociais e não saber o que significa hashtags #TBT, #FBF, #FF entre outras? Já viu várias pessoas postando e ficou mais perdido que cego em tiroteio? Vem comigo para entender afinal um pouco mais o que elas significam.

#TBT (Throwback Thursday)

Throwback significa “aquilo que é remetido ao passado”, onde temos uma associação com as quintas-feiras (Thursday), então “Quintas-feiras de voltar no passado” ou “Quinta-feira da recordação”

Throwback Thursday é, na verdade, o nome de uma tendência das redes sociais que ocorre às quintas-feiras, como se fosse uma espécie de brincadeira com a hashtag #throwbackthursday. É uma maneira divertida das pessoas conhecerem mais das outras, sabendo mais sobre o passado das mesmas, na qual os usuários das redes sociais participam postando alguma mídia que remete ao passado – daí a lógica das quintas-feiras de volta ao tempo.

Nesse caso, por utilizarmos a palavra throwback, estamos indicando que podemos usar basicamente quaisquer informações que remetem ao passado, momentos felizes ou até mesmo tristes. O conteúdo fica a critério do usuário, que podem ser as tradicionais fotos, como também podem ser textos antigos ou uma letra de música que marcou uma fase da sua vida, livros gostou de ler e afins.

#FBF (Flashback Friday)

A hashtag #FBF basicamente serve para o mesmo propósito da #TBT, surgiu como uma derivação da mesma, sendo usada como um complemento ou uma extensão da #TBT. A sigla em inglês significa Flashback Friday, ou em português a “Sexta-feira do flashback”, como uma referência direta a anterior. Com a hashtag #flashbackfriday você relembra acontecimentos do passado mesmo se você esqueceu de postar isso na quinta-feira, você tem uma segunda chance para relembrar esses acontecimentos, mas já era tarde demais para compartilhar no dia anterior.

#FF (Follow Friday)

A hashtag #followfriday (seguir sexta-feira) é mais um termo para ser utilizado às sextas-feiras, neste caso para indicar às suas conexões de redes sociais perfis legais para seguir, indicar pessoas normais ou até mesmo seus ídolos. Se você quiser que algum de seus seguidores siga alguém que você acha que é interessante ou deve ter mais seguidores, basta twittar uma mensagem listando seu nome de usuário juntamente com a hashtag #FF. Isso geralmente é feito em forma de lista, quando os usuários incluem vários usernames no mesmo tweet com a hashtag #FF.

Ainda existem muitas outras abreviaturas, termos ou gírias , como:

  • #ICant, #Cryin, #ImCrying e #Dead – que são similares e utilizadas praticamente no mesmo contexto. Quando alguém postar algo ou fazer respostas curtas usando alguma delas , isso significa que é algo muito hilário ou chocante. Essas hashtags que têm como significado em português “não posso”, “chorando”, “estou chorando” e “morto/morta”, e também não devem ser levados ao pé da letra, pois são utilizadas para o humor, pois o conteúdo é tão engraçado que a pessoa “morreu” ou “não pode” continuar a viver de tão engraçado 😂😂😂.
  • #ImOut (I’m Out) – indicar que alguma coisa é muito louca, insana, ridícula ou até mesmo ofensiva, situação indicada por alguma imagem, vídeo ou postagem vinda de outro usuário 😱.
  • #YOLO – uma abreviação de “You Only Live Once” (Você só vive uma vez), mas na maioria das vezes indica uma atividade na qual alguém está vivendo no limite, literalmente ou sarcasticamente.
  • SMH (Shaking My Head) – está balançando a cabeça, quando viu algo tão estúpido ou sentiu vergonha, se chocou ou alguma outra forma de reação negativa ao conteúdo do qual ele está se referindo.
  • LMAO, LMFAO – são acrônimos com significado “Me borrei de tanto rir”. Se referindo à algum fato engraçado.😂
  • FOH, GTFO – outros acrônimos para termos que são usados para dispensar qualquer tipo de situação ou pessoa referenciada.
  • LOL – vem do termo “Laugh Out Loud“, algo como “Rindo à toa”, é usado quando algum usuário acha algo realmente engraçado.
  • HT ou H/T – significam “hat tip“, são termos usados para expressar aprovação ou admiração do conteúdo produzido por algum usuário.
  • OH ou RLRT – representam “overhear” ou “Real-Life Retweet” e geralmente são usados em referências a trechos chocantes, estranhos ou engraçados de conversas ouvidas por acaso na vida real.
  • DM (Direct Message) – mensagem direta, são conversas privadas entre dois usuários.
  • RT (ReTweet) – abreviação de ReTweet. Colocado antes do texto copiado de um outro usuário e reenviado quando manualmente.
  • MT – similar ao RT, o MT é um tweet modificado, quando usuários querem usar o retweet mas com algumas modificações.

Gostou desse post? Pretende usar logo essas hashtags? Conta pra gente logo mais nos comentários e compartilhe nas redes sociais para que outras pessoas também possam conhecer. Esperamos que essa lista tenha sido útil, caso você conheça mais hashtags, abreviaturas, termos ou gírias que esquecemos ou foram criadas após a publicação desse post, deixe seu comentário e adicionaremos a essa lista 😉.

Até a próxima 😘

 

Vanessa Seliuginas

Vanessa Seliuginas

Farmacêutica Generalista
Atuando na Indústria Farmacêutica
Vanessa Seliuginas

Últimos posts por Vanessa Seliuginas (exibir todos)

Comentários

Sobre o autor | Website

Farmacêutica Generalista Atuando na Indústria Farmacêutica

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.