Sem categoria Letícia Aguiar

Reboot e original “Fantástica fábrica de chocolate”

Você sabia que tem dois filmes da Fantástica fábrica de chocolate?

O primeiro, ou como alguns preferem “o filme original”, é de 1971, foi dirigido por Mel Stuart, roteiro de Roald Dahl e David Seltzer. O título em inglês é Willy Wonka and the Chocolate Factory (ao pé da letra seria Willy Wonka e a Fábrica de Chocolate), mas acredito que o título não iria chamar tanta atenção quanto uma “Fantástica Fábrica de Chocolate”, e apesar dos doces, dos chocolates e dos Oompa Loompas, o grande destaque é o Willy Wonka, quem não queria ter um tio dona de uma fábrica de chocolate não é mesmo? Na versão de 1971 o nosso querido personagem “meio” maluquinho é interpretado por Gene Wilder, que virou um excelente meme na internet, quem nunca usou ou viu essa foto com alguma legenda?! (detalhe, se você pesquisar Willy Wonka no Google, a terceira opção é justamente “Willy Wonka meme”).

O Segundo filme estrelado por Johnny Depp, saiu em 2005, dirigido pela pessoa mais “insana” possível – Tim Burton -, junte uma grande história e a mente maluca de Tim Burton, e filmes de grande sucesso é o resultado (na minha opinião), e com roteiro de John August. Nessa adaptação os Oompa Loompas são diferentes, as músicas, e até a estética da fábrica de chocolate (o que não me fez perder a vontade de ter a sorte de Charlie Bucket #chocolatedegraçaprorestodavida). Diferente da versão de 1971, o título em inglês desse filme é exatamente como o nome do livro – Charlie and the Chocolate Factory -,  que pra mim segue a mesma regra do primeiro, quem iria assistir um filme com o nome de Charlie e a fábrica de chocolate? Qual a primeira coisa que passa pela sua cabeça ao ler esse título literal? Eu pensei numa criança se esbaldando em chocolate dentro de uma fábrica de chocolate, e em como eu queria ser essa criança! hahahaSe você já assistiu os dois, ou só um dos dois filmes, já adianto que tem uma grande divisão entre os fãs do “original” e os fãs do “reboot”, mas tem os casos daqueles que gostam dos dois filmes (eu sou um deles), até porque um dos personagem mais legal e maluco do cinema é o Willy Wonka! Pra você entender a diferença de um filme pro outro, veja as amostras de uma das músicas dos filmes abaixo:  

https://www.youtube.com/watch?v=eg9EuFmo-VU

A música do primeiro filme foi feita por 3 pessoas – Leslie Bricusse, Anthony Newley e Walter Scharf, que na opinião de muitos fãs o mais legal é cantar a parte “Oompa Loompa dumba didi”, parte super chiclete, sendo bem possível ficar o dia todo cantando só essa linha da música hahahaha.

Já no segundo filme, a trilha foi feita por Danny Elfman, pra quem conhece muito de trilhas sonoras, esse cara é um dos bons. O legal é que ele deixou as músicas menos chicletes hehehe.

Mas você sabia que os dois filmes são adaptações de um LIVRO? >.<

Assim como várias adaptações, o livro ganha ainda mais sucesso após uma adaptação cinematográfica. O livro foi escrito por Roald Dahl (o mesmo cara que escreveu o roteiro do primeiro filme), em 1964, tem uma linguagem fácil e fluída, daqueles livros que você precisa ler para seus filhos!!!

Quer ler o livro? Você pode comprar, se for antiquado como eu, que adoro ter o livros nas mãos só pra cheirar, falar que é seu, abraçar, carregar pra todo lado, e guardar como troféu, já adianto que o preço é em torno de R$ 20,00 até uns R$ 40,00, mas vale a pena. Agora se você prefere o digital, tem e-books também, que você pode comprar, ou baixar em pdf se procurar bem. 😉

Por fim, só para ter uma noção de como o Sr. Dahl é um mestre JEDI no que faz, veja só uma pequena fração de seus livros que nesses casos viraram filme:

  • Matilda
  • James e o pêssego gigante 
  • O fantástico Senhor Raposo 
  • O bom gigante amigo

Últimos posts por Letícia Aguiar (exibir todos)

Comentários

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.