Dicas Saúde e Bem Estar Vanessa Seliuginas

Linha Detox Capilar TRESemmé | Resenha

Eu estava devendo pra vocês a resenha da Linha Capilar que recebi da BzzAgent para testar e a linha está de roupinha, fragrância e fórmula nova, preferi testar bastante os produtos e dar uma avaliada na formulação, antes de vir aqui compartilhar com vocês qual foi a minha experiência. Para o meu tipo de cabelo (que é ondulado (tipo 2a), fios de espessura fino a médio, bem oleoso na raiz e mais seco no comprimento em função da luzes loiras) e com base nos meus conhecimentos em cosméticos. Eu TESTEI e APROVEI essa linha e com certeza ela cumpre com o que promete. É isso que eu vim contar pra vocês…senta que lá vem história, porque eu gosto de falar bastante…rs

Linha completa Detox Capilar da TRESemme

Confesso que fico com receio de usar produtos que limpem profundamente os fios. Como todo mundo sabe, cabelo ondulado já tem uma tendência ao ressecamento e eu tenho luzes, então dá um pouco de medo de amarelar por retirar o efeito matizador de produtos específicos para essa finalidade e, utilizando uma linha que tem como proposta o detox, ou seja, uma limpeza mais profunda, mas a marca promete que não é o caso dessa linha! A única informação que a marca TRESemmé deixa a desejar é sobre o pH dos produtos, pois sem a informação  do pH fica difícil saber se realmente pode ser utilizado todos os dias, conforme informado pela marca, então acaba sendo mais pela experiência pessoal em tentativas de acertos e erros.

Saber o pH ideal em Shampoos e Condicionadores é uma daquelas informações que fazem toda a diferença nos cuidados capilares diários. Utilizar produtos com o pH adequado ao seu tipo de cabelo mantém as cutículas alinhadas e saudáveis, evitando uma série de problemas como ressecamento, oleosidade excessiva, pontas duplas, entre outros aspectos que podem comprometer a saúde capilar. O Potencial Hidrogênico (pH) alto pode tornar o shampoo muito agressivo, causando irritação ao couro cabeludo e à pele. Quando o pH de um produto é menor que 7 ele é ácido, maior que 7 é alcalino e se o pH for igual a 7 é um produto neutro.
No caso dos nossos cabelos, o pH dos fios gira em torno de 4,2 a 5,8 e o do couro cabeludo vai de 3,8 a 5,6. Isso faz com que não ocorra o crescimento de fungos e bactérias no couro cabeludo, mantendo as cutículas dos fios alinhadas e saudáveis.
A maior parte dos shampoos são fabricados com um pH entre 5 e 7. Isso pode variar um pouco, dependendo para o que o shampoo foi formulado. O pH de shampoos indicados para limpar sem agredir os fios pode variar entre 5,0 e 6,5. Além de um pH baixo é preciso que o produto tenha ativos hidratantes. Quando a cutícula se abre nas lavagens os ativos hidratantes do shampoo penetram no fio, promovendo brilho e maciez ao cabelo.
O shampoo anti-resíduos, por exemplo, tem o pH mais elevado e serve para abrir as cutículas e fazer a limpeza profunda. Por conta disso seu uso é recomendado antes de uma hidratação ou reconstrução ou antes de alguns processos no salão que precisam da abertura nas cutículas. Além do uso específico em procedimentos no salão, você  pode usar este shampoo em casa a cada 15 ou 30 dias.
Os condicionadores precisam ter o pH entre 3,5 e 4,5 para fechar as cutículas que foram abertas pelo shampoo. Assim como nos shampoos, é necessário que possuam pH baixo e ativos hidratantes, pois além de fechar as cutículas eles precisam hidratar os fios. As máscaras também costumam ter o pH ácido que auxilia nesse fechamento da cutícula do cabelo.
Consegui identificar que a linha Detox Capilar da TRESemmé possue ativos hidratantes, porém não consegui identificar quais os pHs dos produtos pelas informações presentes nos rótulos. Se eu pudesse dar uma dica à marca seria essa: “Informar o pH dos produtos no rótulo.”

Vamos ao que a marca diz…rs
A marca afirma que a fórmula dos produtos dessa linha não apresentam parabenos e corantes. Possui um sistema com agentes antioxidantes e de nutrição que purificam suavemente o cabelo dos resíduos diários e auxiliam no cuidado das cutículas danificadas, recuperando a suavidade e a força, mesmo se o cabelo for tingido. Resultando em cabelos purificados, deslumbrantes e saudáveis a cada lavagem.

Para saber se o que a marca fala é verdade é importante a gente conhecer um pouquinho das informações do rótulo do produto. Então, segue algumas dicas, com exemplos práticos pra vocês entenderem melhor:

– Não apresentam parabenos e corantes

Os Parabenos são uma classe de conservantes da formulação e geralmente vão ter um nome com o sufixo “-paraben”.
Exemplos: Propylpataben, Methylparaben, Butylparaben…
Lendo o rótulo de cada produto da Linha Detox Capilar da TRESemmé,
realmente esses produtos não contém os parabenos que são utilizafos como “claims” (“apelo” comercial), mas é claro que não são totalmente livres de conservantes, porque toda formulação química precisa ter, somente as formulações caseiras e artesanais não irão possuir agentes conservantes e a validade desses produtos é bem reduzida, o que é inviável para uma marca comercial da Unilever ou qualquer outra empresa. Eu identifiquei pelo menos uns 3 tipos de conservantes que não são parabenos nos rótulos.

Os corantes de cosméticos tem a função de dar cor a fórmula mesmo e normalmente os shampoos de “limpeza” são transparentes sem adição de corantes e pigmentos, o que é o caso desse shampoo da linha DETOX CAPILAR, o condicionador, máscara e creme para pentear também não apresentam corantes e tem a coloração branca opaca, que é característico desse tipo de emulsão.

– Contém agentes antioxidantes

Tanto o shampoo, como condicionador e a máscara dessa linha contém uma mistura de extrato de chá verde (ou chá da índia) e gengibre que tem propriedades antioxidantes, ou seja eles combatem a sobrecarga de toxinas e impurezas que o nosso cabelo entra em contato no dia a dia (poluição, cloro, suor, excesso de outros produtos…) trazendo realmente uma desintoxicação e purificação para o cabelo, o que faz com que o desejado e prometido efeito DETOX seja verdadeiro.

– Camellia sinensis Leaf Extract: Chá da Índia ou Chá verde
– Zingiber Officinale (ginger) Root Extract: Gengibre

– Nutrição

Além da ação Detox a marca promete cuidar das cutículas danificadas, nutrir e recuperar a suavidade e força dos fios.
Nesse caso  a proteína do trigo hidrolisada é quem faz essa função de auxiliar na nutrição e na reparação das cutículas danificadas. Ela retém a umidade no cabelo formando uma película de proteção que deixa os fios com mais suavidade e brilho. Faz também com que o cabelo perca o aspecto poroso e ganhe mais força e volume.

– Hydrolyzed wheat protein: Proteína do Trigo Hidrolizada

– Fragrância

A formulação dessa linha é composta por substâncias naturais, mas sem ter aquele cheiro de mato e com um leve aroma cítrico que não é predominante, pois tem um cheiro mais de perfume, parece que você está borrifando perfume no banheiro. O creme de pentear tem um cheirinho bem doce que é bem bom e é o que mais fica no cabelo por ser um produto sem enxágue.

– Limonene, Linalool: Fragrâncias orgânicas com aroma cítrico.

Mas vamos ao que eu achei de cada produto:

Já estou usando a linha completa shampoo, condicionador, creme de tratamento e creme de pentear a um mês mais ou menos e estou gostando bastante.

*Shampoo Detox Capilar TRESemmé:
O shampoo que é o primeiro passo para garantir a limpeza profunda. A marca desenvolveu uma Fórmula Micelar que, por meio de moléculas inteligentes, remove as impurezas de maneira delicada e eficaz, sem agredir os fios.
Vou começar falando do cheiro, a fragrância é super agradável, um perfume muito gostoso que fica nos cabelos, de viscosidade média e aspecto transparente, espalha facilmente nos cabelos, tem ótimo rendimento e deixa aquele frescor na cabeça, sabe?! Uma incrível sensação de cabelo limpo que eu tanto amo 💕, mas sem deixar o cabelo duro como os shampoos anti-resíduos que já utilizei, provavelmente o componente Polyquaternium-10 ajude, pois é um agente condicionante na formulação.
Eu sou fã de produtos que limpam bem os cabelos e o couro cabeludo, afinal meu cabelo tem a raiz oleosa e como moramos num país tropical fica quase impossível não lavar os cabelos com tanta frequência, eu confesso que lavava todo dia, mesmo sabendo que essa atitude piora a oleosidade.
Como não sei o pH do produto fica difícil classificar como um shampoo anti-resíduos, porém ele deixa uma boa sensação de limpeza e ele tem propriedades nutritivas que não deixa aquele aspecto rígido que os shampoos anti-resíduos constumam deixar nos cabelos. Lógico que após lavar é necessário usar um agente condionante para fechar as cutículas e manter a hidratação do cabelo. O condicionador e a máscara da linha também auxilia nisso, mas vou falar delas mais abaixo. Eu só usei a linha completa até agora, mas acredito que deve ser satisfatorio usá-lo antes de um tratamento mais intenso, lavando uma vez com ele e seguir normalmente com o seu shampoo preferido depois, mas no meu caso ele está sendo bem preferido, rs. Eu parei de lavar meu cabelo todo dia e estou conseguindo lavar a cada 2 dias, o que significa economia de produtos e menos oleosidade. E confesso que estou feliz de usar uma linha completa, pois geralmente usava o shampoo de uma linha, o condicionador de outra, o que as próprias linhas não aconselham.
Ainda não posso afirmar que é um shampoo de uso diário como diz na embalagem, pois preciso avaliar uns 3 meses de uso para perceber o efeito cumulativo nos fios, mas acho interessante usar pelo menos 1 vez na semana. Acredito que deva dar certo para todos os tipos de cabelos normais a oleosos, até mesmo para as loiras que usam muito desamareladores, porque não alterou a cor das minhas luzes…rs
Há quem diga que esse tipo de produto é frescura, mas eu gosto, sinto diferença e acho bem importante, principalente pra quem usa finalizadores sem enxágue e pra quem tem a raiz mais oleosa como eu, porque tudo isso faz com que os fios fiquem pesados, sem movimento, opacos e sem brilho, além de dificultar que os ativos das máscaras de tratamento consigam penetrar nos fios, já que existe uma “camada” de resíduos acumulados na superfície capilar. E o que esse tipo de shampoo faz é justamente remover esses resíduos de forma delicada, trazendo a sensação de limpeza, mas sem ficar seco, coisa que geralmente eu não encontro nos shampoos disponíveis em farmácias e mercados. No caso desse, o custo-benefício é excelente: preço baixo e bom resultado!
A embalagem é plástica, a tampa trava direitinho, então dá pra carregar em viagens sem problemas, e está disponível nas versões contendo 200 ml, 400 ml e 750 ml de produto, o que traz bastante opções e você pode comprar o de 200 ml pra experimentar e quando aprovar o produto comprar uma embalagem maior.

Fórmula: Aqua, Sodium Laureth Sulfate, Cocamidopropyl Betaine, Parfum, Polyquaternium-10, DMDM Hydantoin, Disodium EDTA, Methylchloroisothiazolinone, Camellia Sinensis Leaf Extract, Methylisothiazolinone, Hydrolyzed Wheat Protein, Zingiber Officinale (Ginger) Root Extract, Alpha-Isomethyl Ionone, Benzyl Alcohol, Butylphenyl Methylpropional, Coumarin, Hexyl Cinnamal, Limonene, Linalool, Potassium Chloride, Citric Acid, Sodium Hydroxide.

*Condicionador Detox Capilar TRESemmé:
Ele foi desenvolvido com a tecnologia TRES-ComplexTM que ajuda a controlar o frizz e desembaraça os fios de uma maneira muito fácil, além de ajudar a fechar as cutículas do cabelo após o uso do shampoo da mesma linha.
Ele também contém contém chá verde, gengibre e proteína do trigo e ajuda a nutrir o cabelo, o efeito é potencialiado pela máscara de tratamento que falarei mais abaixo. O cheiro é tão maravilhoso quanto o cheiro do shampoo e sinto que ele fecha mesmo a cutícula capilar, pois cria uma película no fio. A embalagem é semelhante a do shampoo e também está disponível para compra nas versões 200 ml, 400ml e 750 ml.

Fórmula: Aqua, Cetearyl Alcohol, Behentrimonium Chloride, Glycerin, Dimethicone, Parfum, Amodimethicone, Disodium EDTA, Methylchloroisothiazolinone, Camellia Sinensis Leaf Extract, Methylisothiazolinone, Hydrolysed Wheat Protein, Zingiber Officinale Root Extract, Benzyl Alcohol, Butylphenyl Methylpropional, Coumarin, Hexyl Cinnamal, Limonene, Linalool.

*Máscara de tratamento Detox Capilar TRESemmé:
Ela também foi desenvolvida com a tecnologia que ajuda a controlar o frizz e desembaraça os fios de uma maneira facilitada. A marca pede para que fique pelo menos 3 minutos no cabelo e que seja utilizada após o shampoo condicionador.
Eu estou usando uma vez por semana e confesso que não deixei muito tempo (no máximo 10 minutos) para a etapa de hidratação capilar, mas pode entrar no seu cronograma capilar conforme a necessidade do seu cabelo, e até utilizar com touca.
O meu cabelo tem ficado bem macio com essa máscara, sinto que forma uma película nos fios e o shampoo e condicionador da mesma linha fazem a manutenção até a próxima aplicação da máscara. O cheiro é igualmente incrível ao cheiro do shampoo e condicionador. Amo! 💓 A embalagem é semelhante às embalagens de outras máscaras e está disponível para compra nas versões de 400 ml e 1 litro.

Fórmula:
Aqua, Cetearyl Alcohol, Stearamidopropyl Dimethylamine, Dimethicone, Behentrimonium Chloride, Parfum, Amodimethicone, Glycerin, Disodium EDTA, Sodium Chloride, Methylchloroisothiazolinone, Camellia Sinensis Leaf Extract, Methylisothiazolinone, Hydrolysed Wheat Protein, Zingiber Officinale Root Extract, Benzyl Alcohol, Butylphenyl Methylpropional, Coumarin, Hexyl Cinnamal, Limonene, Linalool, Lactic Acid.

*Creme de pentear Antifrizz TRESemmé:
O Creme de Pentear TRESemmé ANTIFRIZZ é ideal para quem já tem cabelos lisos ou ondulados, mas precisa controlar o frizz dos fios, deixando seus cabelos mais alinhados e com acabamento profissional. A textura sérum não pesa nos cabelos e é ideal para manter seus cabelos sem frizz por até 48 horas, que é o que a marca promete e é até onde eu testei, pois não consigo ficar mais de 48 sem lavar o cabelo.
Sua fórmula foi desenvolvida com Queratina, Pérola Hidrolizada e Filtro UV, deixando seus cabelos disciplinados, brilhantes e protegidos e, embora a marca não prometa, ele ajuda na definição sim, pois só quem tem cabelo do tipo 2a sabe que a definição é algo complicado para nossas ondinhas. De fato é um creme leve, por muito tempo não usei creme de pentear justamente para não sentir o cabelo pesado e esse não deixa essa sensação nos fios e o cheirinho doce é maravilhoso. A embalagem é prática e está disponível apenas na versão de 200 ml.

Fórmula: Aqua, Cyclopentasiloxane, Dimethiconol, Propylene Glycol, Phenoxyethanol, Polyquaternium Crosspolymer-3, Parfum, Phenyl Trimethicone, Disodium EDTA, Iodopropynyl Butylcarbamate, Ethylhexyl Methoxycinnamate, Hydrolyzed Keratin, Hydrolyzed Pearl, Amyl Cinnamal, Butylphenyl Methylpropional, Citronellol, Geraniol, Hexyl Cinnamal, Hydroxycitronellal, Limonene, Linalool.

Eu estou super apaixonada pela linha Detox Capilar da TRESemmé e indico muito para vocês! Quem quiser saber mais sobre  linha, acesse  site e confira: https://www.tresemme.com/br/collections/detox-capilar

 

Ameeeeei 💓💓💓

Gostaram de ver resenhas por aqui? Alguém já testou essa linha da TRESemme? O que achou dos produtos? Usaram a linha toda ou só 1 ou 2 produtos? Gostam de algum outro detox capilar? Me contem nos comentários!!! Quero muito saber 😉

Até breve 😘

Vanessa Seliuginas

Vanessa Seliuginas

Farmacêutica Generalista
Atuando na Indústria Farmacêutica
Vanessa Seliuginas

Últimos posts por Vanessa Seliuginas (exibir todos)

Comentários

Sobre o autor | Website

Farmacêutica Generalista Atuando na Indústria Farmacêutica

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.